Buscar

Nota da deputada Benedita da Silva sobre a chacina na comunidade do Jacarezinho

A deputada federal Benedita da Silva afirma em nota que a Operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, realizada na manhã desta quinta-feira (6/7), na comunidade do Jacarezinho, (Zona Norte do Rio de Janeiro), se transformou em um verdadeiro massacre e colocou a vida da população em risco por falta de uma política de inteligência que combate o crime e, ao mesmo tempo, proteja o cidadão comum.


A parlamentar salienta que os moradores da comunidade de 170 mil habitantes tiveram nesta quinta um dia de pânico, pois de acordo com os dados divulgados pela polícia, até o início da tarde, 25 pessoas teriam sido mortas, entre elas 24 moradores e 1 policial civil, além de dois passageiros que estavam dentro de uma estadão de Metrô ficarem feridos.


A Polícia Civil afirmou que a Operação visava combater grupos armados de traficantes de drogas que estariam aliciando crianças para o crime.


Se tem que fazer alguma operação, tem que ser feita com Inteligência. Já governei o Estado do Rio de Janeiro, por pouco tempo, sim, mas também tive condição de prender também, mas não foi dessa maneira, matando pessoas na comunidade. Pessoas que estavam esperando o Metrô foram baleadas. Então essas pessoas também eram suspeitas? E quando eles dizem que têm suspeitos, precisamos perguntar o que esses suspeitos faziam quando foram baleados. Só isso que a gente quer saber


A parlamentar ressaltou ainda que existe um preconceito em parte da sociedade, e reproduzido por setores da polícia, de que jovens que vivem em comunidades são naturalmente suspeitos de praticarem crimes.


O governador do Estado do Rio de Janeiro (Cláudio Castro) tem que ser responsabilizado, porque não se pode matar quem quer se entregar. Queremos um governo comprometido com os direitos humanos e uma polícia inteligente, que não se coloque em risco e que também não coloque a vida da população em risco. Queremos uma polícia que possa entender o contexto social, que possa ser uma polícia pacificadora, que defenda o cidadão independente de sua cor ou de onde ele mora”.


Foto de destaque: Fabiano Rocha



1.097 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo